Exposição “Al Capony is back” inicia dia 04 no Centro de Cultura e Eventos

03/07/2017 09:00

A Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) e o Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN) promovem a exposição “Al Capony is back” do artista Diego de los Campos.

São 23 pinturas feitas em 2017 com tinta acrílica sobre papel, nas dimensões de 56x40cm. As obras retratam personagens do que o artista chama de Alcamponismo. Um movimento destrutivo que, a escala global, invade todos os espaços onde a vida quer se manifestar com liberdade, desanimando até o mais ditirambo dos poetas.

Na concepção de Diego, as obras ilustram personagens uniformizados com ternos e sapatos italianos. A cor de sua pele obedece a uma estrita paleta de Pantone. Seus persistentes cabelos são tratados como peças museológicas. Suas gravatas de seda são as coleiras do império. E falam de Deus. E falam de família. E falam de economia e dos sacrifícios que devemos fazer. Prometem ouro e dão um esterco que nem para adobar serve.

Subjetivo

Este é o verdadeiro tempo dos Al Caponeis.
Seu glamouroso retorno ficou mais que evidente.
Uns foram eleitos com a ajuda de animais da sua mesma espécie.
Outros, abriram seu caminho mexendo a destra e sinistra seu rabo perfumado.
Desde seus palacetes de cristal, os Al Caponeis lutam pela alcaponificação do universo.
Eles estão ai; mugindo, zurrando e até relinchando.
Suas línguas compridas atravessam os séculos e pronunciam palavras que gelam nossas espinhas.
Atuam como se não soubessem que estão mortos.
Griogenizados, divertem-se surfando a nova onda da lama tóxica conservadorizante.
Al Capony is Back.
E nós?
Estamos fritos!

A exposição será aberta no dia 04 de julho, terça feira, às 17h30 no Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos e permanece até 01 de setembro. O horário de visitação é de segunda à sexta feira das 8h às 20h.

Diego de los Campos

Nascido em 1971, Diego formou-se em 1997 na Faculdade de Artes da Universidade da República, Uruguai. Desde 1999 no Brasil, o artista expõe regularmente e participa de exposições de arte contemporânea com trabalhos em vídeo, animação, desenho e arte sonora. Entre 2010 a 2015 foi selecionado para participar em diversos Salões como o de Piracicaba, de Ribeirão Preto, Arte Pará, Xumucuís, Salão de Natal entre outros. Em Santa Catarina, no ano de 2011 expõe individualmente no Museu Victor Meirelles com trabalhos em animação, fotografia e instalação cinética. Em 2016 realizou exposições no Museu de Arte de Blumenau, Instituto Internacional Juarez Machado, no Masc, e na França no L’espace AP na cidade de Toulouse. Desde 2010 integra o Coletivo Artístico Nacasa onde trabalha e dá cursos de multimídia.

O que: Exposição “Al Capony is back” de Diego de los Campos
Onde: Espaço Expositivo Centro do Centro de Cultura e Eventos
Quando: de 04 de julho até 01 de setembro, de segunda à sexta feira das 8h às 20h.
Informações: Departamento de Cultura e Eventos | (48) 3721-8720