Setembro Amarelo: Mês Internacional da Prevenção ao Suicídio

31/08/2017 07:42

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Na UFSC, a Coordenadoria de Promoção e Vigilância em Saúde (CPVS/DAS/PRODEGESP) está distribuindo cartilhas, adesivos e promovendo uma palestra alusiva ao tema no dia 05/09/2017 às 14 horas e convida toda a comunidade universitária para prestigiar.

Abaixo seguem informações importantes sobre o tema:

Sinais de alerta:

→ Falar sobre querer morrer;

→ Não ter esperança e propósito;

→ Sentir-se preso ou sob intensa dor;

→ Acreditar ser um peso para os outros;

→ Usar álcool ou drogas;

→ Agir de maneira agitada ou irresponsável;

→ Dormir muito ou ter insônia;

→ Sentir-se isolado;

→ Apresentar alterações de humor extremas;

O que fazer?

→ Não deixar a pessoa sozinha;

→ Ligar para canais de ajuda;

→ Levar a pessoa para uma assistência especializada;

→ Tirar de perto armas de fogo, álcool, drogas ou objetos cortantes.

desinformação é a principal barreira no auxílio às pessoas que podem estar em risco de cometer suicídio.

MITOS x VERDADES

MITO: “Não devemos falar sobre suicídio, porque isso pode aumentar o risco.”
VERDADE: Falar sobre suicídio não aumenta o risco, muito pelo contrário. Falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústia e tensão que esses pensamentos trazem.

MITO: “A pessoa que ameaça se matar não fará isso; quer apenas chamar a atenção.”
VERDADE: A maioria das pessoas que pensa em cometer o suicídio fala ou dá sinais sobre suas ideias de morte. Boa parte destas pessoas expressa, em dias ou semanas anteriores, seu desejo de se matar.

MITO: “O suicídio é uma decisão individual, já que cada um tem pleno direito a exercitar o seu livre arbítrio.”
VERDADE: A pessoa com vontade de cometer o suicídio possivelmente está passando por uma doença mental que altera a sua percepção da realidade e interfere em seu livre arbítrio.

O TRATAMENTO EFICAZ DA DOENÇA MENTAL é o pilar mais importante para a prevenção do suicídio.

Se você está com ideias de se matar:

Essas ideias são sinais de um problema da saúde que pode ser tratado. Procure ajuda médica e apoio de amigos e familiares. Procure estar acompanhado, evite o isolamento. Siga corretamente as orientações médicas.

Se você tem um amigo ou familiar que possa estar em risco de cometer o suicídio:

Procure aproximar-se e falar a respeito do assunto, com uma postura acolhedora, sem julgar. Essa iniciativa, por si só, pode salvar vidas. Além disso, procure a rede básica do SUS para receber as orientações e encaminhamentos adequados.

Como apoiar quem perdeu alguém próximo por suicídio:

Ser acolhido sem julgamento é um grande consolo para quem perdeu alguém por suicídio. Uma conversa afetuosa, fazer companhia, demonstrar empatia são atitudes confortantes neste momento. Se necessário, busque auxílio na unidade básica de saúde.

Onde procurar ajuda em casos de pensamento suicída:

→ EM ARARANGUÁ:

CAPS: (48) 3903-1905.

→  EM BLUMENAU:

CAPS: (47) 3326-6906;

SOCIESC: (47) 2111-2916;

UNIASSELVI: (47) 3221-9000.

→  EM CURITIBANOS:

CAPS: (49) 3245-2125;

CREAS: (49) 3241-6607.

→  EM FLORIANÓPOLIS:

Secretaria Municipal de Saúde: (48) 3239-1557;

SAPSI (CFH-UFSC): (48) 3721-9402 / 3721-4989;

ASSIM (Instituto Movimento): (48) 3223-3598;

Faculdade Estácio de Sá: (48) 3381-8050.

→  EM JOINVILLE:

CAPS (bairros zona norte): (47) 3423-0245;

CAPS (bairros zona sul): (47) 3422-7161;

Hospital Regional Hans Dieter Schmidt: (47) 3461-5500.

Em casos de tentativa de suicídio procure a unidade hospitalar de urgência e emergência mais próxima.

Para se informar melhor sobre os locais de atendimento entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde do seu município.

Mais informações:

→  ABEPS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO:

www.abeps.org.br/prevencao;

→  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA: www.abp.org.br/;

→ ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE PSIQUIATRIA:

www.acp.med.br/;

→ CVV – CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA:

www.cvv.org.br.

Fonte: Associação Catarinense de Psiquiatria.

FALAR SOBRE SUICÍDIO PODE SALVAR VIDAS. COMPARTILHE ESTA IDEIA!

#SETEMBRO AMARELO