Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos recebe a exposição “O Fotógrafo também Dança”

23/05/2019 11:54

Exposição “O Fotógrafo também Dança” no Espaço Expositivo – Foto: divulgação SeCArte

O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – recebe durante todo o mês de maio a exposição “O Fotógrafo também Dança”. Concebida pelo fotógrafo catarinense Cristiano Prim, a mostra temporária exibe 20 imagens no tamanho 60 x 90, impressas em papel Canvas Canson Photoart 395gsm.

O Fotógrafo Também Dança

O fotógrafo objetiva fortalecer a conexão entre dança e fotografia, amplificando questões poéticas, históricas e sociais que permeiam as fotografias de dança, conectando não apenas assuntos artísticos, mas comportamentais, econômicos, políticos e tecnológicos. Trata-se de invocar a potência imaginativa e reflexiva da dança por meio dos registros da imagem.

Yara Costa – Rito de passagem

A mostra de Cristiano Prim focaliza as atenções à fotografia da dança, trabalho este realizado pelo artista pelos últimos 20 anos nas mais variadas sortes de eventos e espetáculos do grupo Cena 11 Cia de Dança. Prim tornou-se perito na captura da dança em imagens artísticas ao início dos anos 90, quando se envolveu com o Grupo. De fato, a cobertura fotográfica que vem realizando para grupos e evento de dança tem contribuído para a evolução da cena artística. Suas imagens são frequentemente encaminhadas por agentes da dança do Brasil e exterior às assessorias de imprensa dos jornais, bem como, são publicadas ao lado de textos críticos. São, também, exibidas como fontes de interrogação e reflexão em artigos e trabalhos acadêmicos que versam sobre dança. Prim exerce a preciosa função de registro documental da dança, colaborando para a manutenção de uma memória histórica. Longe de mera ilustração, suas fotos também apresentam conteúdos artísticos fundamentais. Cristiano Prim conquistou o meio artístico da cidade de Florianópolis, com a visão de que fotografar é uma arte, neste caso específico, uma composição singular entre dança e imagem. Assim, a parceria entre foto e dança é acompanhada de uma relação positiva entre o fotógrafo e a comunidade artística.

Volmir Cordeiro – Solo

Aberta ao público durante todo mês de maio, a exposição pode ser visitada de segunda à sexta-feira das 7h às 20h no Espaço Expositivo – piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

A exposição “O Fotógrafo Também Dança” é uma das atrações da V Semana da Dança – UFSC, que acontecerá entre os 27/05 a 31/05. O evento traz varias apresentações gratuitas para toda comunidade.

O Artista

Profissional com uma trajetória de mais de 20 anos na cidade de Florianópolis, especializado em retratar o movimento aqui representado pela dança catarinense. Seu trabalho apresenta uma oportunidade de conhecimento e interrogação acerca da dança, apontando questões poéticas, históricas, sociais, políticas, tecnológicas e econômicas, vislumbradas em suas imagens. Trata-se de uma ocasião de duplo reconhecimento por meio da fotografia: uma carreira dedicada à dança e força da dança catarinense.

Cristiano Prim é natural de Blumenau, vive em Florianópolis desde 1989 e é graduado em Educação Artística (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Serviço:

O quê: Exposição Fotográfica “O Fotógrafo também Dança”
Artista: Cristiano Prim
Quando: Durante todo mês de maio de segunda à sexta-feira | das 7h às 20h
Onde: Espaço Expositivo – piso térreo | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Classificação: Livre