UFSC promove ações artísticas, educativas e culturais durante a 5ª Semana da Dança, de 27 a 31 de maio

23/05/2019 12:22

Entre os dias 27 e 31 de maio,ocampus da UFSC em Florianópolis recebe diferentes propostas artísticas que se apresentam em forma de dança. Com uma programação diversificada, gratuita e aberta à comunidade, a  5ª Semana da Dança – UFSC contempla uma multiplicidade de conhecimentos produzidos na área da dança. Durante cinco dias a dança se apresenta no campus universitário em forma de espetáculos, ações performáticas, debates, exposição fotográfica e oficinas, mobilizado artistas e comunidade em torno da dança.

O grupo Cena 11 Cia de Dança, companhia instalada em Florianópolis há mais de 20 anos marca o momento de abertura oficial da 5ª Semana da Dança, dia 27 de maio, às 20h. Com a apresentação do objeto coreográfico“Colônia – mobilidade emergente de autonomia coletiva”, o grupo propõe a formulação de uma situação coreográfica para gerenciar o encontro de um grande número de pessoas com o objetivo de compor, através de comportamentos simples, um objeto cênico de padrões complexos. Para esta apresentação, membros da comunidade e artistas locais foram convocados a participar de um treinamento imersivo e intensivo junto ao grupo Cena 11 com o intuito de compartilhar o palco do Auditório Garapuvu com esta renomada companhia catarinense.

Biblioteca de Dança – Foto: Patricia Almeida

Na tarde de terça feira, 28 de maio, entre 14h e 17h, a Biblioteca Central da UFSC também participa desta semana dançante. Na instalação coreográfica “Biblioteca de Dança”, criada pelos artistas Neto Machado e Jorge Alencar, cinco artistas ocupam uma biblioteca e transformam seus corpos em livros dançantes. Em um espaço feito para reunir ficção, história, teoria e poesia, dançarinos conversam com o público, corpo a corpo, compartilhando coreografias que marcaram suas vidas. A programação continua  no palco do auditório Garapuvu, às 20h, com a com a apresentação do Espetáculo “Mask”, dirigido por Denise Zenicola e apresentado pelo Coletivo MUANES Dançateatro.

O Espetáculo “ECO” fica em evidência no terceiro dia, 29 de maio, quarta-feira. ECO é o mais novo trabalho da intérprete Karin Serafin que investiga o seu corpo considerando-o a “casa” para as imitações, repetições, recordações, vestígios e memória provocados por dois diretores diferentes. Dois solos independentes, dirigidos por Alejandro Ahmed e Renato Turnes, se encontram e se relacionam no motivo de existirem: o corpo da intérprete. “ECO” será apresentado no Espaço Caixa Preta, bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Ação Performática “Deuses”

Ação Performática “Deuses”, do grupo KAIOWAS está marcada para o dia 30 de maio, quinta-feira às 19h no Auditório Garapuvu. “Deuses” marca mais uma etapa deste grupo que há 23 anos foca sua investigação sobre o corpo, seus movimentos e seu uso como forma de expressão na dança.

O Espetáculo “Farpa” do Ronda Grupo encerra a 5ª Semana da Dança – UFSC. Em formato solo “Farpa” aborda o corpo político na mulher. “Farpa” será apresentada no dia 31 de maio, às 19h no Espaço Caixa Preta, bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

A 5ª Semana de Dança – UFSC também oferece oficinas, painéis e debates que criam a oportunidade do contato do público com artistas e pesquisadores da dança intensificando a admiração e o interesse comum pela dança.

A programação completa e mais informações sobre o evento está disponível nos endereços eletrônicos: secarte.ufsc.br/semanadadancaufsc e facebook.com/semanadadancaufsc.

Os ingressos gratuitos para a Semana da Dança começam a ser distribuídos na semana que antecede o evento na Secretaria de Cultura e Arte – fundos do Centro de Cultura e Eventos. Nos dias dos espetáculos, a distribuição de ingressos será realizada uma hora antes das apresentações.

Para participar das oficinas é necessário inscrever-se no local 20 minutos antes do inicio da atividade.

A 5ª Semana da Dança é um evento realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) e pelo Departamento de Cultura e Eventos (DCEven), com o apoio da Biblioteca Universitária (BU), Centro de Desportos (CDS) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Uma semana dedicada à dança na UFSC

Paralelamente às atrações da 5ª Semana da Dança – UFSC, entre os dias 27 e 31 de maio acontece também o I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança. O colóquio é composto por 12 Mesas Temáticas, 4 Painéis, 5 minicursos e 10 oficinas, agregando em torno de 60 pesquisadores de dança e performance, vinculados a grupos de pesquisa diversos, provenientes de aproximadamente 20 instituições de ensino.

O objetivo geral do evento é promover o diálogo entre pesquisadores que atuam no campo das Artes/Dança, em Interface com a Antropologia, e vice-versa, aproximando seus campos de pesquisa dos estudantes e docentes da UFSC e de outras universidades brasileiras, bem como da comunidade não acadêmica de Florianópolis, interessada em conhecer e/ou vivenciar práticas diversas de dança, sob a ótica de distintas abordagens teórico-metodológicas.

Para mais informações sobre o I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança acesse a pagina do evento: http://coloquioantropologiadanca.koansolucoes.com.br.

serviços:

O quê: 5ª Semana da Dança – UFSC
Quando: de 27/05 a 31/05 de 2019
Onde: UFSC Campus Trindade | Florianópolis – SC
Informações e programação: secarte.ufsc.br/semanadadancaufsc | facebook.com/semanadadancaufsc
Contato: semanadacaufsc@gmail.com | (48)3721-2376

O quê: I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança
Quando: de 27/05 a 31/05 de 2019
Onde: UFSC Campus Trindade | Florianópolis – SC
Informações e programação: coloquioantropologiadanca.koansolucoes.com.br
Inscrições: Formulário – Inscrição de participante
Monitoria: