Experimenta volta à cena para sua quarta edição, de 29 de outubro a 03 de novembro

04/10/2019 08:54

A quarta edição do Experimenta vai levar aos diversos locais da UFSC, de 29 de outubro a 03 de novembro, várias atrações culturais nas áreas de audiovisual, cinema, dança, debates, música, oficinas, performances e teatro, que se propõem a promover intervenções ousadas que impactam o público, instigando a reflexão estética e política. Este ano o Experimenta enfatiza a luta pela universidade pública gratuita e de qualidade, por esse motivo essa edição do evento se chama “Experimenta: (n)a luta”.

O Experimenta

O Experimenta é a semana de arte da UFSC e objetiva principalmente mostrar o que é produzido em arte na universidade, ligado à pesquisa, ensino e extensão, proporcionando visibilidade das ações artísticas concebidas no meio acadêmico. O termo Experimenta sugere “Experimentar”, incentivar a produção no campo das artes e aproximar essas diferentes linguagens artísticas. A Secretária de Cultura e Arte da UFSC, Profa. Maria de Lourdes Alves Borges, explica “que cada vez que nós fazemos um evento cultural e também artístico esse evento é parte de uma luta maior pela democracia e pela universidade pública, uma luta de resistência pela nossa liberdade de expressão”.

As atrações do Experimenta propõem-se a promover intervenções ousadas que impactam o público, instigando a reflexão estética e política. Além das ações e espetáculos concebidos por meio da pesquisa em arte realizada na UFSC, as atrações deste ano contam com convidados locais que apresentaram atuações contemplantes da diversidade artística e cultural, valorizando e difundindo a arte em nosso meio.

Para a Secretária de Cultura e Arte, “a arte tem um papel de leitura e critica da realidade e de transformação. A arte também convida à reflexão e essa reflexão faz com que as pessoas entendam a realidade e possam a partir disso também transformá-la.”.

O Experimenta é aberto ao público e gratuito, o evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC), Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN), Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Departamento de Arte (ART/CCE), Curso de Graduação em Artes Cênicas e do Curso em Graduação em Cinema.