Performance esportiva do século XXI é tema de debate na UFSC

06/11/2013 16:46

Carlos Castagna (dir) falou sobre o uso de tecnologias no esporte e os processos de recuperação de atletas

A 4ª edição da Conferência Internacional de Jogos Desportivos (CIJD) promoveu mais uma atividade nessa quarta-feira (6), no auditório Garapuvu. Os avanços e desafios na análise da performance dos jogos desportivos no século XXI foram um dos temas abordados no evento, que também teve como assunto de debate o legado do desporto brasileiro e o modelo de ensino dos esportes coletivos. A conferência de hoje foi ministrada por Carlo Castagna, professor da Universidade de Roma, na Itália.

Uma das ideias discutidas foi a do uso de novas tecnologias para o desenvolvimento dessa análise. “Os dados podem ajudar bastante para uma conclusão analítica, mas tem que se ter cuidado pois os dados nem sempre estão corretos.” – afirma Castagna. Hoje em dia, várias equipes esportivas contam com um auxiliar em tecnologia na comissão técnica, que mostram vídeos, fotos, gráficos e estatísticas dos jogos aos jogadores e integrantes da comissão técnica.

Apesar disso, o professor afirma que a informação coletada nos esportes coletivos é muito complexa, e por isso ainda é preciso desenvolver mais sistemas para a aplicação dessas informações na prática. Esse foi um dos temas estudados por Castagna, que já foi coordenador científico da revista Coaching and Sports Science e é integrante da revista The Open Sports Sciences.

A CIJD é organizada em parceria pela UFSC, Udesc e Universidade do Porto (Portugal) e está programada até a próxima sexta-feira. Dentre os convidados internacionais estão os professores Mark Williams (Brunel University – Inglaterra) e Sérgio Ibañez (Universidade da Estremadura – Espanha).

Por Nicolas Quadro