Centro de Cultura e Eventos recebe exposição “Luzes da Primavera”, de Elias Andrade

30/08/2017 11:14

No dia 5 de setembro às 18h30, o Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC recebe uma nova exposição. Elias Andrade, em “Luzes da primavera”, retrata a cultura de Florianópolis em seus quadros. Nativo da cidade, representa da maneira mais diversa e colorida as peculiaridades que compõem a ilha.

Encontro:

No dia 07 de novembro de 2017 às 14h30, haverá um encontro com Elias Andrade no Espaço expositivo. Durante o evento o artista estará  pintando uma obra no local, o que possibilita que os participantes conheçam suas técnicas de pintura e sua trajetória.

Sobre o artista

Elias Andrade é natural de Sambaqui, Florianópolis, passou por várias fases artísticas ao longo de sua carreira, da aquarela e guache ao acrílico, do bico-de-pena à pintura a óleo, e mesmo escultura. Sua obra retrata o contato com a natureza e com os costumes, tradições e folclore desse povo, expressando o que há de mais autêntico na alma dos “manézinhos da ilha”, tanto no seu cotidiano, como em seu imaginário.

O artista começou a expor seus trabalhos somente em 1976, época em que trabalhava em uma empresa e aproveitava o horário de almoço para criar suas obras de arte. Seu desenvolvimento como artista plástico acompanhou o crescimento do homem engajado, que luta pela justiça social e pela preservação do meio ambiente e acredita no direito de cada cidadão ter acesso a Arte. Por isso, Elias leva seus trabalhos para aonde está o público. Já expôs suas obras em enormes painéis nas muradas externas da Fortaleza São Jose (Praia do Forte) e no meio do Rio Ratones – o local foi escolhido para denunciar o aterramento de um braço do rio que daria lugar a um empreendimento turístico e, para ver a exposição, o público era levado em barcos e baleeiras.

Elias Andrade tem seus trabalhos reconhecidos no exterior, e suas obras podem ser encontradas na sede da UNESCO, na Suíça, e em países como Portugal, Açores, Alemanha, França, Itália, Espanha, Argentina, México, Canadá, e Estados Unidos. Já houve quem o classificasse como impressionista, talvez pela espontaneidade de seus temas, pela ausência de perspectiva e a utilização de estruturas simples.

No currículo do artista contam mais de 26 exposições individuais e mais de uma centena de coletivas. A comercialização de seus trabalhos, salvo raras exceções, é de sua responsabilidade, pois gosta de saber para onde vão suas obras.

Mais informações:

(48)3721.8717 – andrea.ventura@ufsc.br

Contato do artista: (48) 99986-4988 indioeliasandrade@hotmail.com

O que? Exposição “Luzes de Primavera”, de Elias Andrade

Quando? De 05 de setembro a 10 de novembro de 2017, 2ªs a 6ª feiras das 8 às 20 horas

Onde? Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC Campus Universitário Trindade – Florianópolis – SC

Quanto? Gratuito